Transamérica Comandatuba

Transamérica Comandatuba

Transamérica Comandatuba

Transamérica Comandatuba

Projetos Ambientais

Atividades de Educação Ambiental, Ecoturismo e Preservação Ambiental
Apresentação de biólogo responsável pelo desenvolvimento de Atividades de Educação Ambiental, Ecoturismo e Preservação Ambiental.

Conheça algumas das atividades desenvolvidas em diferentes ecossistemas da Mata Atlântica da Região.

Ecoturismo em manguezal

Este projeto tem como objetivo a conservação e pesquisa do ecossistema manguezal, particularmente do caranguejo-uçá, espécie ameaçada pela pesca predatória, poluição e pela destruição de seu habitat natural. Além de ser um dos principais responsáveis pela reciclagem das folhas do manguezal, o berçário da vida marinha, o caranguejo-uçá serve de sustento para muitas comunidades de baixa renda. Adicionalmente, são realizadas atividades de ecoturismo e educação ambiental em uma passarela pelo manguezal do Hotel Transamérica - IC e, no verão, são divulgadas campanhas para evitar a captura e consumo de caranguejos fêmeas, abaixo do tamanho comercial e em período de reprodução.

Preservação de Ninhos de Tartarugas Marinhas

A conservação e pesquisa das tartarugas marinhas da Ilha de Comandatuba é o objetivo deste Projeto. Para tanto, no período de desova, biólogos realizam patrulhamentos ao longo da praia para proteção dos ninhos destas espécies ameaçadas de extinção. O Projeto surgiu em 1995, quando o Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba doava ovos de galinha semanalmente como retribuição para os moradores que deixavam de comer ovos de tartaruga e passavam a ajudar no Projeto de Preservação das Tartarugas marinhas. Hoje em dia, os ovos de galinha não são mais necessários, pois as comunidades praianas já estão suficientemente integradas e conscientizadas. A cada temporada (outubro a abril), esse projeto permite o registro e proteção de aproximadamente 80 (oitenta) ninhos de tartarugas marinhas na praia de Comandatuba.

Artesanato Ecológico

Os sítios produtores de coco geram um acúmulo de folhas e cascas que normalmente são queimados podendo causar danos ambientais. Atividades de reaproveitamento de fibras naturais, contribuem para a produção de peças, algumas exclusivas, que são expostas e vendidas no espaço de artesanato cedido pelo Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba.

Informações Ambientais para as Comunidades Circunvizinhas ao Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba

A Educação Ambiental tem sido utilizada como principal ferramenta para a conservação e conscientização das comunidades locais no que se refere a divulgação dos períodos de proibição de pesca e captura de espécies ameaçadas dos ecossistemas estuarinos da região. Periodicamente são realizadas palestras informativas a respeito da importância da preservação ambiental na região.

Lazer

Marcação
Marcação
Marcação
Saiba Mais

Acomodações

Marcação
Marcação
Marcação
Saiba Mais

Eventos

Marcação
Marcação
Marcação
Saiba Mais

Veja também

Newsletter

Cadastre-se e receba no seu e-mail as promoções e novidades do Hotel Transamérica Comandatuba.