5 pontos turísticos em Cuiabá que você precisa conhecer

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

pontos turísticos em Cuiabá

Cuiabá é uma cidade cheia de encantos naturais. Porta de entrada da Floresta Amazônica, a capital mato-grossense conta com parques, museus e tem muita história para contar. É bom avisar que as temperaturas costumam ser altas e os meses de junho, julho e agosto, mais secos.

Para quem ficou interessado em conhecer um pouco mais dessa capital brasileira e já quer montar um roteiro, trazemos a seguir cinco pontos turísticos em Cuiabá. Uma cidade repleta de atrativos e totalmente preparada para receber turistas do mundo todo!

1 – Um pouco de ar livre no Parque Mãe Bonifácia

Inaugurado no início dos anos 2000, o Mãe Bonifácia é considerado o maior parque urbano de Cuiabá. O local possui trilhas para caminhadas e áreas para a prática de esportes, além de possuir cerca de 90% de sua área nativa foi preservada, proporcionando aos turistas contato direto com fauna e flora típicas do cerrado.

O parque que é um dos pontos turísticos em Cuiabá homenageia uma famosa curandeira e escrava refugiada.

2 – Igreja do Rosário e São Benedito preservam muita história

Construída em 1730, próxima ao córrego onde foram descobertas minas de ouro, a Igreja do Rosário parece bastante simples vista de fora. No entanto, ao entrar no templo, o turista se depara com a decoração barroca-rococó, com talhas (quando a madeira é esculpida e posteriormente recebe uma película de ouro) dourada e prateada nos altares.   

Também tombada pelo IPHAN, a construção, que é um dos pontos turísticos em Cuiabá passou por diversas reformas ao longo dos anos. Na atualidade abriga uma das festas religiosas mais importantes do Estado, a de São Benedito.

pontos turísticos em Cuiabá

3 – Horto Florestal Tote Garcia: contato com a natureza

Ocupando uma área de aproximadamente 15 hectares, o Horto Florestal também é um dos pontos turísticos em Cuiabá. Lá está um viveiro de mudas de diversas espécies, bem como um centro de convivência com estrutura voltada para debates sobre educação ambiental.

Um passeio pelo lindo bosque, onde predominam as espécies nativas, é a recomendação para quem decide visitar o local, que fica na zona sul da cidade, perto do rio Coxipó. O Horto permanece aberto de segunda-feira a sexta-feira.

4 – O Museu Morro da Caixa D’água Velha pode te surpreender

O local é um dos passeios mais diferentes para quem visita a capital do Mato Grosso. Funciona em galerias subterrâneas que, no século XIX, serviram de reservatório para o sistema de abastecimento de água da cidade.

Em seu acervo estão objetos que contam a história desse lugar e fotos do passado de Cuiabá, além de abrigar exposições itinerantes. O local está aberto para o público de terça-feira a domingo.

5 – O centro histórico está entre os pontos turísticos em Cuiabá

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o conjunto arquitetônico que compõe o centro histórico de Cuiabá é um dos pontos altos da visita a capital mato-grossense.

Ali estão calçadões e construções preservadas do período colonial, do século XVII ao XX. Nesta porção do centro da cidade que conta com cerca de 400 imóveis, os turistas encontram um comércio ativo e bem característico.

Por conta de sua importância o centro é um dos principais pontos turísticos em Cuiabá.

O que achou do nosso artigo sobre os pontos turísticos em Cuiabá? Conte aqui se gostou e continue acompanhando o nosso blog!