Conheça os pontos turísticos históricos de Curitiba

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Curitiba

Imagine uma cidade grande que preserva a sua história em edifícios de séculos atrás, ruas de pedra, entre outros monumentos. Assim é Curitiba. A capital paranaense, muitas vezes lembrada por suas áreas verdes e infraestrutura de país de primeiro mundo, também pode ser uma ótima alternativa de turismo histórico.

O que não falta na cidade são museus, ruas antigas, entre outras edificações que ajudam a contar como o município foi fundado e a história de seus antepassados. Para quem ficou interessado, neste artigo traremos algumas sugestões de visita. Acompanhe.

Largo da Ordem é o berço de Curitiba

Foi nas ruas antigas do Largo da Ordem que tudo começou. O local é apontado como o marco zero de Curitiba que a princípio foi chamada de Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

Nos séculos XVIII e XIX o Largo era considerado o principal ponto comercial da cidade. Hoje alguns comerciantes ainda atuam no local atraindo os turistas que visitam a cidade.

Aos domingos, é possível desfrutar de uma feira gastronômica e de uma feira de antiguidades que rendem ótimos presentes para a família e os amigos. No fim do dia ainda é possível aproveitar para conferir os bares e restaurantes da região que costumam ser bastante agitados.

Solar do Barão preserva história e cultura

Imponente, o Solar do Barão é um dos pontos históricos de Curitiba que chama atenção já do lado de fora. A casa abriga museus, gibiteca, salas para exposição, ateliês de gravuras, auditórios entre outros espaços culturais.

Projetada e construída no século XIX para o Barão de Serro Azul, a casa pertenceu à família por algumas décadas. Depois foi ocupada pelo exército Nacional e, por fim, adquirida pela prefeitura.

Em 1980, o Solar do Barão foi inaugurado com o propósito de fomentar a experimentação e criação das atividades artísticas, bem como preservá-las. Portanto é um espaço para os visitantes que apreciam história e cultura.

Curitiba

Viagem no tempo no Museu Paranaense

Mapas, fotos, filmes, obras de arte, armas, uniformes, documentos. Tudo o que se relaciona com a história do Paraná pode ser encontrado no Museu que leva o nome do Estado. O acervo que conta com mais de 400 mil itens pode ser conferido de forma bem didática e divertida.

O Museu Paranaense fica em um prédio histórico de Curitiba. Cada sala apresenta um pouco do passado, como se transportasse o visitante para um túnel do tempo. É um passeio que costuma divertir principalmente quem viaja com toda a família.

Um bairro com muitas memórias

São do século XVIII as primeiras notícias de um dos bairros mais charmosos e importantes de Curitiba, o Batel. Naquela época, o local era uma região de passagem para os tropeiros que seguiam em direção a outras cidades do país levando mercadorias importantes para o desenvolvimento nacional.

Depois, o Batel passou a receber fábricas e edificações se tornando um dos centros comerciais de Curitiba. É lá que também estão alguns dos melhores hotéis para uma hospedagem tranquila e confortável na cidade.

Quem optar pelo Batel terá a chance de conhecer alguns lugares do bairro que ainda preservam a história como o Castelo do Batel, de 1924 e a Casa Gomm, de 1906.

Nesse artigo mostramos que Curitiba tem muito mais do que grandes áreas verdes e infraestrutura de primeiro mundo. A capital paranaense conta com pontos históricos que transportam o turista ao passado. Entre eles estão o Largo da Ordem, o Solar do Barão, o Museu Paranaense e o bairro Batel onde estão hotéis de referência para uma estadia cheia de conforto.

Que tal o nosso artigo sobre Curitiba? Se quiser saber mais sobre cidades turísticas do país, confira em nosso blog.