Corpus Christi: 4 cidades para acompanhar de perto esta celebração

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Interior de uma igreja

As férias estão longe, mas você já está querendo planejar uma viagem. A boa notícia é que no Brasil há vários feriados em que é possível tirar dias de folga para relaxar.

Um deles é o Corpus Christi, que inclusive é uma data interessante para conhecer algumas cidades brasileiras que celebram o feriado seguindo ritos da Igreja Católica. Quer saber quais são elas? Confira quatro a seguir:

1. Em São Paulo diversas paróquias celebram o Corpus Christi

Em diferentes pontos da capital paulista o turista pode acompanhar no feriado de Corpus Christi, as celebrações em comemoração a data. Entre os ritos está a confecção dos tapetes ornamentais que colorem as ruas.

Cada quadro desses tapetes conta uma passagem ou traz símbolos ligados à celebração de Corpus Christi. Os materiais utilizados variam e cada região segue uma tradição.

Em São Paulo, muito utilizam produtos recicláveis. Na Catedral da Sé o tapete feito de serragem colorida desce por toda a escadaria e segue até o marco zero da cidade.

Além dos tapetes, as paróquias costumam realizar a procissão e missa. Algumas também contam com quermesse com venda de bebidas e comidas.

Então se estiver hospedado em São Paulo vale participar da festa.

2. Em Santana de Parnaíba também tem comemoração

A poucos quilômetros de São Paulo, a cidade de Santana de Parnaíba promove grande celebração para comemorar o feriado de Corpus Christi. No centro histórico é possível conferir um lindo tapete ornamentado com serragem colorida, trazendo diversos motivos relacionados com o festejo.

Missas especiais e procissão também fazem parte da programação, assim como uma feira culinária e de artesanato. A preços populares, é possível degustar salgados e doces caseiros e bebidas.

É uma alternativa para quem deseja aproveitar o feriado de Corpus Christi em uma cidadezinha com clima interiorano.

Corpus Christi

3. Em São Gonçalo a tradição permanece

Localizada na região metropolitana do Rio de Janeiro, São Gonçalo conta com uma grande festa em celebração a Corpus Christi. É lá que os voluntários se organizam para montar um dos maiores tapetes da América Latina.

Confeccionado com sal grosso o tapete percorre um quilômetro e meio de extensão chamando a atenção de quem acompanha o festejo. Missas e procissão também fazem parte da programação.

4. Curitiba também festeja a data

Na capital paranaense a festa para celebrar Corpus Christi é grande e bonita. Por isso se estiver hospedado por lá nessa época vale conferir as atrações que se concentram na Catedral.

Nas proximidades, o tradicional tapete é confeccionado com serragem colorida, grãos, entre outros materiais. Missas e shows musicais com grupos católicos costumam fazer parte da programação. Apresentação de coral, arrecadação de doações e quermesse fecham o cronograma.

Aqui apontamos quatro cidades em que é possível vivenciar o feriado de Corpus Christi, além de curtir a cidade. Nas capitais São Paulo e Curitiba você ainda pode aproveitar para se hospedar em hotéis que oferecem todo o conforto, segurança, praticidade e serviços exclusivos durante a viagem.

Se você gostou desse artigo e quer mais dicas como as que trouxemos aqui, confira no nosso blog.