Quais os requisitos para um hotel ser 5 estrelas?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

É comum encontrar pessoas que já passaram por alguma decepção durante a hospedagem em algum hotel. Pior ainda é quando a pessoa tem grandes expectativas do hotel ser 5 estrelas e chegar no local e ver que a realidade é bem diferente da expectativa.

Para não passar por surpresas e tornar sua estadia uma decepção, a seguir você vai saber quais são os requisitos para um hotel ser 5 estrelas.

O que qualifica um hotel ser 5 estrelas

O setor hoteleiro é regulado pela legislação do Ministério do Turismo (Mtur) que busca estabelecer critérios para que os hotéis atendam a determinados padrões para oferecer uma estadia de qualidade para os hóspedes. Desse modo, surgiu a classificação dos hotéis por estrelas.

Para começar a padronização, o Ministério do Turismo qualifica hotel como um estabelecimento com serviço de recepção, alojamento temporário com unidades individuais e de uso exclusivo do hóspede, podendo ou não oferecer alimentação, e cobrando uma diária.

Sendo assim, o hotel que possui categoria uma estrela deve atender a alguns requisitos mínimos relacionados à infraestrutura, oferta de serviços e sustentabilidade, de acordo com o MTur. Para subir de categoria, ou seja, adicionar outras estrelas ao hotel, o empreendimento precisa se qualificar e atender outros requisitos exigidos na legislação.

hotel ser 5 estrelas

Como funciona a classificação

O número de estrelas que um hotel está atrelado a uma série de padrões que ele deve seguir. A quantidade de estrelas não necessariamente deve ser seu padrão de escolha, pois você pode encontrar bons hotéis, com um custo-benefício atraente, ao avaliar os serviços e a qualidade do atendimento oferecido.

Conforme o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass) do Ministério do Turismo, a classificação dos hotéis começa da mais básica para a mais robusta, sendo ela simples (1 estrela), econômico (2 estrelas), turismo (3 estrelas), superior (4 estrelas) e luxo (5 estrelas). Incluídos na categorização, estão itens que os hotéis devem seguir como horário de atendimento na recepção, tamanho do quarto, oferta de café da manhã, além da gestão ambiental do empreendimento, demonstrando uma gestão sustentável com o meio que está localizado.

O que um hotel 5 estrelas tem

O que faz um hotel ser 5 estrelas é o cumprimento dos requisitos estabelecidos pelo MTur. Sendo assim, o hotel 5 estrelas deve oferecer:

  • Serviço de recepção aberto por 24 horas;
  • Serviço de mensageiro por 24 horas;
  • Serviço de cofre em 100% das unidades para guarda dos objetos de valores dos hóspedes;
  • Quartos com 17 m² e banheiros com 4m² e banheira;
  • Oferta de roupão e chinelos em todas as unidades de hospedagem;
  • Ter disponíveis berços para bebês caso o hóspede necessite e oferecer facilidades para bebês como cadeiras altas nos restaurantes, equipamentos para aquecer mamadeiras e comidas;
  • Oferecer serviços de refeições como café da manhã, restaurante e bar, com serviço de quarto e oferta de dietas especiais;
  • Trocar diariamente as roupas de cama e banho;
  • Disponibilizar secador de cabelo, seja nos quartos ou quando o hóspede solicitar;
  • Oferecer serviço de lavanderia;
  • Disponibilizar TV por assinatura, mini refrigerador, internet e climatizador em cada quarto;
  • Estacionamento com manobrista;
  • Oferecer serviços adicionais como salão de beleza, SPA, lojas, agência de turismo, transporte especial, dentre outros;
  • Guest relation ou concierge.

E para você? Como seria sua classificação para um hotel ser 5 estrelas? Deixa aqui nos comentários.