Roteiro do futebol: 4 passeios para conhecer os estádios de São Paulo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
Imagem aérea do estádio do Pacaembu em dia ensolarado
Imagem: Gazeta Esportiva

A capital paulista tem muito a oferecer para quem deseja fazer turismo no Brasil. A cidade reúne diversas opções de cultura e lazer. Entre as possibilidades esta visitar os estádios de futebol mais famosos do país. Afinal, o Estado conta com alguns dos maiores times nacionais.

Portanto, se estiver pensando em passear por São Paulo vale fazer um tour pelos quatro estádios a seguir. Confira e aproveite:

1. Pacaembu, o estádio de todos os times

Por muito tempo os times paulistas que não contavam com estádio próprio utilizavam o Pacaembu para realizar os seus jogos. Território neutro, ainda é palco de grandes confrontos, principalmente entre os clubes paulistas.

Localizado na Praça Charles Miller, o estádio do Pacaembu, em São Paulo, tem capacidade para 40 mil pessoas. Desde 2008, o endereço abriga também o Museu do Futebol, que reúne imagens e informações de diversas passagens importantes do esporte, ainda considerado uma paixão nacional.

Interativo, com a possibilidade de várias atividades, o Museu do Pacaembu, fica abertura durante a semana de terça-feira a domingo.

2. Morumbi: o tricolor paulista

Considerado o maior da cidade de São Paulo em capacidade – são 67 mil lugares – , o Morumbi foi inaugurado na década de 60. Nos anos seguintes chegou a comportar ainda mais gente, 150 mil pessoas.

O estádio do São Paulo Futebol Clube fica na Praça Roberto Gomes Pedrosa e para chegar até lá a recomendação é ir de carro, já que não existem estações de metrô por perto.

Ao fazer um tour pelo estádio o visitante tem acesso a sala de troféus, vestiário, sala de entrevistas e o espaço reservado para o aquecimento dos atletas.

Se quiser ter a sensação de como é entrar em campo você pode participar de uma brincadeira interativa de chute a gol e passar pelo túnel de acesso ao gramado, ao som da torcida nos alto-falantes. A visitação é terça-feira a domingo.

São Paulo

3. O mais novo endereço do Palmeiras

Localizado na Avenida Francisco Matarazzo, 1705, na área central de São Paulo, o Allianz Parque é o mais moderno estádio da cidade. Na realidade ocupa o lugar do antigo Parque Antártica. Além de sediar os jogos da Sociedade Esportiva Palmeiras, o endereço tem sido palco dos principais shows musicais realizados na capital.

O tour pelo estádio inclui visita às arquibancadas, camarote, vestiário, sala de imprensa, área de aquecimento dos jogadores e o gramado. A atração principal é o registro fotográfico do visitante como se estivesse se apresentando como jogador.

A visitação pode ser feita de quarta-feira a domingo. Se estiver hospedado na região – o que pode ser uma excelente alternativa já que se trata de uma área central de São Paulo – vale pegar o metrô.

4. A casa do clube com a maior torcida em São Paulo

O Sport Club Corinthians por muito tempo mandou seus jogos no Pacaembu. Mas, em 2014, passou a contar com um estádio próprio, a Arena Corinthians.

Em uma região mais afastada da área central de São Paulo, fica na Avenida Miguel Ignácio Curi, 111, em Itaquera. O estádio que foi sede de jogos na Copa do Mundo de Futebol de 2014 conta com infraestrutura moderna.

O tour pelo endereço inclui visita a todos os espaços do estádio, das arquibancadas ao gramado. O diferencial é que em alguns fins de semana a visitação é guiada por ex-jogadores do clube. O estádio fica aberto todos os dias.

Para quem está pensando em visitar São Paulo mostramos aqui que um tour pelos estádios paulistas pode reservar grandes emoções. Principalmente se algum deles for do seu time de coração. Pacaembu, Morumbi, Allianz Parque e Arena Corinthians são as principais atrações e próximos de alguns deles estão ótimas opções de hotel, para uma estadia cheia de conforto e praticidade.

Se você gosta de dicas de turismo como as que trouxemos aqui, confira mais em nosso blog.