Turismo em Recife: 4 festas populares imperdíveis na cidade

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Rua do Bom Jesus

Dias quentes de sol, praias paradisíacas, culinária de dar água na boca, monumentos históricos, festas populares. A lista de atrativos de Recife é extensa. Por isso, a capital pernambucana está entre os destinos favoritos de brasileiros e estrangeiros para curtir as férias.

Se você está programando uma visita à cidade confira a seguir algumas das festas mais populares e tradicionais do Recife. Assim você aproveita a estadia para se divertir ainda mais.  

1. A folia do Rei Momo em Recife

Se o Carnaval é a sua data favorita para viajar o Recife pode ser incluído na lista de destinos. A capital pernambucana tem uma das folias mais animadas do Brasil e que foge um pouco as tradições das escolas de samba.

Por lá o visitante terá contato com manifestações culturais locais como o maracatu, coco-de-roda, frevo, afoxé, caboclinho, ciranda, samba e o frevo que é considerado um patrimônio cultural.

A praia da Boa Viagem, local ideal para se hospedar durante a estadia no Recife, fica tomada de foliões que se esbaldam ao som de muita música durante todos os dias de Carnaval.

2. As festas do mês de junho também são destaque

Mesmo que você não tenha qualquer ligação com a religião católica vale conferir as festas em homenagem a São João, São Pedro e Santo Antônio. Tradição no Recife elas acontecem no mês de junho mobilizando toda a cidade.

Além da programação religiosa, há um extenso cronograma de shows musicais e quadrilhas juninas que agitam as festas. Em todos os cantos da cidade é possível conferir as atrações, mas o bairro de Casa Amarela merece destaque.

Outro ponto forte dos festejos é a culinária com cardápio de iguarias da região como canjica, bolo de milho, pamonha e claro o bolo de rolo.

Recife

3. Festa da padroeira da cidade

Se você for visitar o Recife no mês de julho poderá conferir uma das festas mais tradicionais, a de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da cidade. As atrações incluem além de atividades religiosas, apresentações musicais.

O endereço do festejo é o bairro de Santo Antônio, na região central da cidade que também oferece outros atrativos como restaurantes e bares se a ideia for prolongar as comemorações.

4. Na época do Natal também tem programação especial

O ciclo natalino é outra manifestação cultural bem conhecida na capital pernambucana. Por isso, se você for até a cidade nesta época vale conferir as apresentações de maracatu, ciranda e coco realizadas durante os festejos.

A programação que se estende até o comecinho de janeiro do ano seguinte termina com a queima da lapinha, ritual em que acontecem representações, apresentações musicais e a participação do público que assiste.

Recife é um destino que oferece praias lindíssimas e muitas atividades culturais como as festas de Carnaval, Juninas, de Natal e da padroeira da cidade. Por isso, se você for visitar a capital pernambucana vale aproveitar as épocas em que esses festejos acontecem. Além desses atrativos por lá é possível encontrar ótimas opções gastronômicas e de estadia. Hotéis de referência ficam em um dos bairros mais concorridos, o de Boa Viagem.

Que tal saber um pouco mais sobre o Recife? Confira outras dicas como essas no nosso blog.