Viagem cultural: 4 monumentos históricos para conhecer pelo Brasil

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

viagem cultural

Repleto de histórias para contar o Brasil possui diversas opções de passeios culturais. De norte a sul há espaços e monumentos que retratam personagens e passagens importantes para o país. Portanto, se a ideia for uma viagem cultural, a sugestão é visitar as cidades brasileiras.

Se você está se perguntando por onde começar, a seguir trazemos quatro opções de monumentos históricos pelo Brasil. Todas as cidades, além desses atrativos turísticos possuem ampla estrutura para receber visitantes o ano todo. Sendo assim é só escolher o destino que mais agrada! Confira:

1.  Viagem cultural em São Paulo: Monumento às Bandeiras

viagem culturalFonte: sp bairros

Bandeirantes desbravando as terras brasileiras no período da colonização do país. Índios, brancos, negros e mamelucos puxando uma canoa. Toda essa cena é contada em um dos monumentos mais famosos da capital paulista o monumento às Bandeiras.

Localizada no Parque do Ibirapuera, a obra foi uma encomenda do governo paulista ao artista Victor Brecheret. A inauguração aconteceu em 1953 em comemoração ao IV centenário da cidade.

Agora você já sabe que em uma viagem cultural por São Paulo a sugestão é visitar o parque do Ibirapuera e conhecer as obras que contam um pouco da história do Brasil como o monumento às Bandeiras.

2. Visita às ruínas de São Francisco é uma das opções em Curitiba

viagem culturalFonte: fotografando Curitiba

A construção de um templo religioso, iniciada no século XIX, tornou-se um dos atrativos de Curitiba. Denominado ruínas de São Francisco, na Praça João Cândido, o local conserva as partes da edificação toda feita em pedra.

Segundo historiadores, o que viria a ser a Igreja de São Francisco de Paula não pôde ser finalizada porque as pedras a serem utilizadas na construção foram destinadas para outra edificação, a torre da antiga Matriz. A escassez de mão-de-obra também colaborou com a interrupção da obra.

Para quem gosta de uma viagem cultural, o local ainda é cercado por mistérios. Populares contam que o lugar é amaldiçoado, enquanto outros dizem preservar um grande tesouro.

3. No Recife o destaque é o Parque das Esculturas Francisco Brennand

viagem culturalFonte: estados e capitais do Brasil

No Parque das Esculturas Francisco Brennand, o visitante encontra não um, mas vários monumentos. São esculturas criadas pelo artista que dá nome ao endereço criado em celebração aos 500 anos do Brasil.

As cerca de 100 esculturas ficam em frente ao marco zero da cidade e o destaque fica por conta da obra Coluna de Cristal, feita de bronze e argila, com 32 metros de altura.

É uma sugestão para quem vai fazer uma viagem cultural pelo Recife, considerada a capital do frevo e um dos destinos mais coloridos e atrativos do Brasil, sem contar as opções de hospedagem, restaurantes e comércio.

4.  No Guarujá, a Fortaleza de Itapema

viagem cultural

Erguida em uma única rocha, a Fortaleza de Itapema, foi construída para proteger o porto de Santos de possíveis invasores. Após, reformas, abandono e revitalizações se tornou um dos monumentos turísticos do Guarujá, no litoral paulista.

Não se sabe ao certo quando a edificação foi construída, mas pela arquitetura e materiais utilizados estima-se que tenha sido no século XVII. De lá é possível avistar a cidade de Santos.

Por tudo isso é mais uma sugestão de passeio para uma viagem cultural.

Que tal fazer uma viagem cultural por São Paulo, Curitiba, Recife ou Guarujá? Como mostramos aqui todos esses destinos contam com monumentos históricos que retratam ou comemoram fatos e pessoas importantes da história do país. Nesses locais também há ótima estrutura de hotéis, locais para as refeições e muita diversão.

Este artigo despertou sua curiosidade? Confira outros destinos e dicas em nosso blog.

viagem cultural