Viagem cultural: conheça o roteiro histórico de Recife

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

viagem cultural

Explorar lugares que preservam a história e a cultura. Se esta é a intenção da próxima viagem então a dica é visitar o Recife. Considerada uma das cidades mais importantes do nordeste brasileiro, ela está cheia de atrativos para serem explorados.

Nesta viagem cultural a primeira dica é procurar um hotel que permita o fácil deslocamento pela cidade. O bairro de Boa Viagem, um dos mais extensos e populosos, é uma ótima sugestão. Depois de escolher a estadia a próxima etapa é montar um roteiro e aqui vão algumas ideias. Confira:

Viagem cultural: comece pelo marco zero de Recife

No roteiro da viagem cultural pelo Recife a sugestão é iniciar pelo marco zero. Ali estão monumentos históricos como o busto do Barão de Rio Branco, mas também contemporâneos, a exemplo do colorido letreiro da cidade.

O marco zero fica à beira do cais do porto o que rende lindas fotos da viagem. Na frente é possível observar ainda algumas obras do Parque das Esculturas Francisco Brennand. Se quiser passar um tempo por lá, basta pegar uma embarcação. O valor costuma ser bastante em conta.

Um pouco de arte e artesanato

Próximo ao marco zero está o Centro de Artesanato de Pernambuco que fica nos armazéns antigos do porto. Imagens de santos, anjos, figuras populares e simbólicas estão espalhadas por toda a parte.

Se a ideia for respirar um pouco mais de arte nessa viagem cultural pelo Recife a proposta é atravessar a rua e visitar a Caixa Cultural Recife, onde sempre tem uma exposição em cartaz.

viagem cultural

Edificações antigas e coloridas

Sabe a sensação de estar de volta ao passado? Pois na Rua Bom Jesus, também conhecida como Rua dos Judeus, o visitante tem essa impressão. As edificações antigas e coloridas encantam quem passa pela via.

No local vale uma visita a dois edifícios bastante especiais. Um abriga uma das mais antigas sinagogas do país e o outro a Embaixada dos Bonecos Gigantes. Esse último resume um pouco da efervescência da viagem cultural pelo Recife.

Homenagens ao frevo e aos nordestinos

Os guarda-chuvas coloridos anunciam a chegada ao Paço do Frevo um dos pontos mais interessantes da viagem cultural ao Recife. No local é possível conhecer praticamente tudo que se relaciona com esse ritmo tão contagiante.

A história do frevo é contada em uma espécie de linha do tempo, por meio de livros pendurados nas paredes. Letras das canções mais famosas do gênero também são encontradas no endereço.

Imagine entrar em uma casa no meio do sertão. Louças, moringas de barro, mobiliário simples e antigo. Essa é a sensação de quem visita o Cais do Sertão, museu criado em homenagem aos sertanejos nordestinos.

Interativo, o local exibe não só peças que remetem ao estilo de vida sertanejo, mas também histórias do povo e personalidades a exemplo de Luiz Gonzaga, o rei do baião. Ótima opção para viagem em família.

Pensou em uma viagem cultural, a dica é conhecer o Recife. Por lá estão monumentos, edificações e patrimônios culturais imateriais do Brasil como o frevo. No roteiro vale incluir o marco zero da cidade, o Centro de Artesanato de Pernambuco, a Caixa Cultural Recife, a sinagoga a Embaixada dos Bonecos, o Paço do Frevo e o Cais do Sertão. O melhor de tudo isso é que o município conta com ótima infraestrutura de estadia e a maior parte dos passeios dá para fazer a pé. Que tal?

Neste artigo trouxemos os encantos do Recife, mas tem muitos outros textos em nosso blog para quem curte viajar. Confira!